Quais são as maiores fake news da nutrição? Será que água com limão em jejum emagrece? E o glúten, faz mal?

Por mais que haja um grande trabalho pelo fim das fake news espalhadas por aí, uma ou outra acaba escapando dos filtros e atinge milhares de pessoas. Inclusive, atinge uma quantidade muito maior de pessoas quando comparado à uma notícia/estudo verdadeiro.

É dieta milagrosa pra lá, um alimento sendo demonizado pra cá… e os nutricionistas que lutem, né?

Mas a gente pode fazer a nossa parte e ir atrás, analisar a informação e checar a fonte pra evitar espalhar abobrinhas por aí.

>> 9 dicas pra detectar fake news na área de nutrição

Por isso, hoje a nossa intenção aqui é explorar alguns assuntos chaves que vivem cercados de fake news. Vamos juntos nessa?

Glúten: mocinho ou vilão?

Nos últimos anos o glúten sofreu diversos ataques de pessoas nada especialistas no assunto. “Tira o glúten, que você emagrece”, ou “eu tirei o glúten e minha vida é outra”.

O ponto é que diversas recomendações na internet sem contexto algum criaram uma onda de pânico, que se espalhou bem rápido, e muitas pessoas começaram a evitar alimentos com glúten sem saber ao certo o motivo de estarem fazendo isso.

Porém, se uma pessoa não possui doença celíaca, sensibilidade ou alergia ao glúten, não há motivos pra excluir totalmente esse tipo de proteína. Sim, glúten é um tipo de proteína! 😊

“Ah, mas fulana tirou o glúten e falou que emagreceu bastante”. Isso pode ter acontecido com a fulana sim.

Ela pode ter emagrecido depois de tirar o glúten, mas não por conta do glúten, e sim porque reduziu o consumo de carboidratos e de alimentos processados da dieta (onde a maior parte do glúten é encontrado).

pão gluten

Então, relaxa! Se você não sente desconforto comendo glúten, não tem motivo pra tirar das refeições.

A não ser que o profissional que te acompanha recomende que você reduza o consumo de glúten por algum motivo específico, você pode continuar comendo seu pãozinho com farinha branca.

Mas não vale esquecer de variar a alimentação, hein?

>> confira os alimentos que tem glúten

A soja faz bem ou faz mal?

Em algum momento da história a soja já foi mal falada por aí. No entanto, a verdade é que esse alimento pode ser um aliado e tanto pra sua vida! Dá uma olhada:

Ela pode dar uma aliviada nos sintomas da menopausa por conta das isoflavonas presentes no grão, que podem ajudar a reequilibrar os hormônios desequilibrados no corpo da mulher durante esse período

– A soja pode ajudar na prevenção de câncer de mama e de próstata

bebida vegetal de soja

– A soja não altera os hormônios masculinos – não ressalta características femininas no corpo e não reduz níveis de testosterona

– É uma ótima fonte de proteína vegetal

– Possui um bom teor de fibras solúveis e insolúveis – essa fibra insolúvel pode ser responsável por flatulência e diarreia em organismos sensíveis! Aí vai da disposição de cada pessoa pra esse problema, belê? Não é geral 🙂

Até aqui já deu pra ver que ela é só mais um alimento rico pro seu organismo e pode trazer diversos benefícios – exceto pra quem sente algum desconforto.

Ah! E desconforto não é normal. Sempre que possível, consulte com um profissional da sua confiança pra fazer exames e entender o que tá rolando.

“Proteína vegetal não é tão boa quanto proteína animal”

Essa a gente vê bastante por aí. E é um mito. A proteína vegetal tem tanto potencial quanto a proteína animal, tanto pra suprir as necessidades diárias apenas, quanto pra ganhar massa muscular.

A diferença é que você vai precisar fazer combinações de alimentos vegetais pra conseguir a quantidade de proteínas que o seu corpo precisa pra funcionar bem.

“Quem deixa de comer carne precisa suplementar tudo que é tipo de vitamina e mineral!”

Mito. A única vitamina que você vai precisar suplementar em algum momento da vida por conta da retirada dos derivados animais é a B12. O resto você consegue atender tranquilamente as necessidades do seu corpo com uma alimentação variada 😉

“Shot matinal emagrece. Água com limão também faz milagre na vida!”

Nem um, nem outro. Você dificilmente vai mudar o seu físico somente tomando um shot recheado de componentes antioxidantes, estimulantes, ou tomando água com limão espremido em jejum de modo isolado.

Essas doses matinais podem até te dar um up na imunidade, ajudar no nível de vitamina C do seu corpo, aumentar o seu foco e concentração, mas ainda assim eles precisam ser parte de um grupo de hábitos saudáveis pra funcionar. Principalmente se o seu foco é transformar o seu físico.

fake news shot da imunidade

Pra tudo isso funcionar do jeito que deveria no seu organismo, são necessários exercícios físicos, uma alimentação equilibrada, sono em dia, hidratação adequada e por aí vai.

Não caia no papo de que existe um alimento ou um shot milagroso. A transformação tá num conjunto de coisas.

Bom…deu pra tirar algumas dúvidas? Nós esperamos que sim!

Antes de acreditar em algum “especialista” na internet, questione, dê um pulinho nos sites confiáveis (FAO, Anvisa…) pra validar a informação ou procure ajuda de um profissional da área pra tirar suas pulgas de trás da orelha.

Dúvidas são comuns! É natural que a gente receba diversas informações durante o dia. Porém, cabe a cada um de nós entender de onde a informação veio antes de tomar tudo como verdade absoluta 😉