“Será que veganos precisam suplementar?”

“Quais nutrientes vão me faltar se eu parar de comer derivados animais”?

veganos precisam suplementar

Um dos maiores receios da galera que flerta com a alimentação baseada em plantas é sobre a suplementação, sobre a falta de vitaminas e a carência de micro e macronutrientes pro corpo funcionar bem. E é sobre isso que a gente vai conversar hoje!

Mas, que fique claro: as informações desse texto não substituem uma consulta com um especialista! Cada organismo é um, os números podem ser um pra ciclano e outro pra fulano. Sabendo disso, vale a pena passar por um profissional pra entender a real necessidade do seu corpo! 😉

Vitamina B12

A famosa B12 é uma das vitaminas do complexo B que ajuda a manter nosso cérebro funcionando bem, mantém as células do nosso sangue saudáveis e colabora com a construção do DNA.

Além disso, a B12 também é parte da engrenagem que ajuda o nosso organismo a absorver ácido fólico (vitamina B9).

Já da pra imaginar até aqui que, sem a B12, seu corpo certamente vai começar a dar sinal vermelho, né?

E o que você escuta por aí é verdade: a vitamina B12 adequada pro organismo humano só é encontrada em carnes, leite, ovos e queijos. Porém…essa é só a forma mais fácil de conseguir essa vitamina.

Hoje em dia você consegue encontrá-la em cápsulas, ou até alimentos fortificados pra atender as suas necessidades diárias.

>> Saiba mais sobre a vitamina B12 aqui!

Ah! E relaxa, que não tem nenhum traço de origem animal na suplementação. Porém, por garantia, vale dar uma olhada na embalagem se contém essa informação. E lembre-se: pra saber quanto você precisa de B12, consulte um profissional! Ele vai saber te falar qual suplemento é melhor pra você e as quantidades exatas.

Mas, só pra você ter uma ideia, você pode dar uma olhada nessa tabela do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos que mostra a quantidade de vitamina B12 que uma pessoa deve consumir de acordo com a idade.

Pronto. Essa foi a lista de suplementos que os veganos precisam ir atrás. Sim… tem apenas 1 item. Isso porque todas as outras vitaminas e macro e micronutrientes o vegano consegue obter através do consumo variado de vegetais, tubérculos, grãos, leguminosas e frutas.

Aqui é importante ressaltar a informação de que a dieta precisa ser variada pra suprir as necessidades do seu corpo! É a combinação e a variedade que vão te nutrir. Belê? 🙂

“E a vitamina D?”

A vitamina D pode apontar deficiência em qualquer tipo de alimentação. Se a exposição solar não for feita de forma recorrente e adequada, os exames podem apontar a falta dessa vitamina.

Aí sim é preciso botar a cara no sol (com proteção), ou recorrer à suplementos e alimentos fortificados.

Bom…hoje você vai sair desse texto sabendo que a suplementação de qualquer nutriente ou vitamina vai depender de cada organismo, da variedade de alimentos que a pessoa consome e da quantidade de exposição solar que ela se submete. Com exceção da B12, que certamente precisará ser incluída na dieta do vegano em algum momento (e isso você também consegue descobrir com exames e acompanhamento profissional).

Esperamos que a gente tenha te ajudado a tirar algumas pulgas de trás da orelha 🙂

E se depois desse papo bateu vontade de provar uma comida 100% vegetal, vem com a gente, que é sucesso! Aqui, o que não falta é variedade de vegetais, leguminosas, frutas, grãos e temperos!

Fica aqui uma sugestão:

Esse é o nosso Bobó de Banana da Terra, gostoso pra chuchu! | Clique aqui para ver o cardápio!