Se uma receita de hambúrguer vegano é bom, imagina três. Vem com a gente que hoje a publicação é gostosa pra chuchu.

“Mas quem não come carne, come o quê no hambúrguer?”

Foi-se o tempo em que veganos, vegetarianos, ovolactovegetarianos, flexitarianos e outras segmentações passavam perrengue. Hoje tem muita opção pra comer bem, seja lá qual for a sua vontade.

Mas o foco hoje é pra um dos pratos mais queridos por todas as pessoas que são 100% vegetais ou não: hambúrguer. Hoje é possível fazer hambúrguer de tudo. Ou, pelo menos, quase tudo. Então bora botar a mão na massa?

Antes de começar a receita, deixe o seu forno aquecido em 240 °C. Depois, pegue uma berinjela e faça furos pelo vegetal todo.

Agora, coloque a berinjela, 1 cebola e 2 dentes de alho em uma assadeira untada com azeite, manteiga vegetal ou óleo e derrame também um pouco em cima dos alimentos na assadeira.

Manda tudo isso daí pro forno por 40 minutos. Ah! Coloque seu relógio pra despertar no minuto 20 pra você dar uma virada na berinjela na assadeira pra ela assar igualmente em todos os lados.

Deu os 40 minutos? Tire a assadeira do forno e descasque a cebola, o alho e a berinjela (cuidado pra não queimar a mão, espere esfriar um pouco!). Bata tudo isso em um processador ou liquidificador com 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de linhaça, sal a gosto e um punhado de cheiro verde.

Quando essa mistura ficar uniforme, coloque meia xícara de aveia em flocos, 1 xícara de farinha de trigo integral e bata mais uma vez.

Nesse ponto, é pra você conseguir moldar a mistura em formato de hambúrguer. Caso você ache que ainda não tá legal, coloque mais um pouco de farinha. Pra moldar é bom untar a mão com um pouco de óleo, assim não fica grudando muito.

Uma vez moldado, passe seu hambúrguer vegetal na farinha de rosca e coloque-os em uma assadeira. Agora você pode levar pro freezer por 1 hora pra ficar mais durinho.

Agora é só tirar do freezer, aquecer uma frigideira com um fio de azeite ou óleo e fritar dos dois lados. Pronto! Perfeito pra mandar pra dentro.

Hambúrguer vegano envolto em papel.

Pegue 200g de shimeji e 200g de cogumelo Paris e coloque em uma frigideira com um pouco (pouco mesmo) de molho de soja e mexa até que a água que os cogumelos soltam seque.

Agora, coloque os cogumelos em um processador, mixer ou liquidificador com meia xícara de farinha de rosca, 1/3 de xícara de farinha de arroz, algumas sementes do seu gosto (abóbora, girassol…), um pouco de sal e se você quiser complementar com outros temperos como pimenta e cheiro verde, fique à vontade! 😊

Depois, é só modelar a massa no formato de hambúrguer e colocar na frigideira com azeite, óleo ou manteiga vegetal. Agora é só aproveitar.

Pra essa receita, o feijão vai precisar estar cozido! Então já deixa ele no jeito pra você usar no hambúrguer. No cozimento, é interessante você deixar a água secar bem. No fim, é pra você ter um feijão que dê pra amassar tranquilamente e formar uma pasta.

Antes de amassar tudo, você pode “refogar” o feijão com os temperos que você curte: cebola, alho, pimenta, sal… se joga 😊

Depois, vá acrescentando farinha de mandioca ou farinha de trigo aos poucos até a massa dar liga e você conseguir modelar um hambúrguer. Se você sentir que a massa está rachando, coloque um pouco de água (pouco mesmo!), ou o próprio caldo de feijão, isso deve ajudar.

Agora é só fritar com um pouco de azeite ou óleo na frigideira e voilà! Tá pronto pra você montar todo o resto.

Pão, hambúrguer de feijão, alface, tomate.

E quando a gente fala do “resto”, a gente tá falando do pão, da salada, e é claro: do queijo. Nesse último ingrediente também dá pra se manter dentro do 100% vegetal.

O mercado de produtos veganos avançou muito nos últimos tempos e hoje a gente consegue encontrar fatias de queijo de castanhas e de outras matérias primas que combinadas, que facilmente chegam na consistência e sabor de um queijo de vaca.

Esse papo deu água na boca, né?

Comer hambúrguer e lamber os dedos é bom demais, mas se você não tá com esse tempo todo pra preparar uma refeição, já sabe: aqui a gente tem diversos pratos deliciosos e 100% vegetais pra você curtir.

Aqui vão duas sugestões:

Prato com bobó de banana da terra, arroz e espinafre.

BOBÓ DE BANANA DA TERRA

Prato com arroz, purê de batatas e carne vegetal.

PICADINHO DE CARNE DO MATO AO VINHO