“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Essa frase foi dita no século V por Hipócrates, considerado o pai da medicina, e grande incentivador da comida saudável. 

Como a gente pode ver, já foi dito lá trás que a alimentação equilibrada pode trazer bem-estar e saúde pro nosso corpo. E o tempo foi reforçando, cada vez mais, esse poder que o alimento tem sobre a gente. 

Mas o que é um alimento saudável? Saudável é sinônimo de perda de peso? E por que é importante a gente entender os conceitos? 

Bora lá pra mais um texto recheado de informação prática e fácil, do jeito que a gente gosta.

O que é uma comida saudável?

Vamos fazer um exercício rápido aqui. Quando a gente fala “saudável”, qual é a primeira palavra que vem na sua cabeça? Pensou?

Temos quase certeza de que alguma dessas palavras veio na sua mente: orgânico, integral ou natural. 

O que significa cada uma delas, por fim?

  • Orgânico = alimentos que não levam nenhum composto químico (agrotóxicos, por exemplo) em toda a sua cadeia de produção. São considerados saudáveis porque evitam elementos que podem causar intoxicação no nosso corpo.
  • Integral = grãos e cereais que não foram refinados pela indústria, fazendo com que sejam mais ricos em fibras.

  • Natural = alimento do jeito que a natureza fez: sem modificações, processos industriais complexos ou qualquer coisa do tipo.

De fato, essas categorias são ótimos exemplos de como se alimentar de forma saudável. E o que a gente ganha comendo tudo isso, você vai descobrir logo abaixo.

Quais benefícios a comida saudável traz?

Já vamos começar dando um spoiler: é importante saber que comida saudável não tem, necessariamente, relação com a perda de peso. 

Na verdade, “saudável” tem relação com os nutrientes do alimento e das combinações que a gente faz no nosso prato.

Agora, imagina unir a alimentação saudável com a plant-based e ainda acrescentar uma pitada de atividades físicas. Dá pra imaginar o “boom” de saúde que seu corpo vai receber, não dá? Pois bem… dá uma olhada:

  • Quem segue uma rotina saudável de alimentação combinada com exercícios físicos, tende a se manter na faixa de estado nutricional chamada de eutrofia: nem abaixo e nem acima do peso ideal.
  • Os vegetais são cheios de antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres (substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce e por uma série de doenças).
  • Menos sal, açúcar e gorduras saturadas: quando deixamos de lado esses elementos, diminuímos as chances de pressão alta, problemas cardíacos e diabetes tipo 2.
  • E por último, mas não menos importante, não podemos esquecer da água. Hidratação não é tudo, mas já é mais de meio caminho andado pra ter saúde 😉

Micronutrientes: tamanho não é documento

“Micro” só em quantidades, porque em importância eles são enormes! Talvez você já conheça alguns deles:

– Vitaminas: A, Complexo B, C, D, E, K

– Cálcio: precisamos de 1000-1200mg por dia. Boas fontes são o gergelim e couve.

– Ferro: precisamos de 18mg por dia, e ele está nas leguminosas, grãos integrais e vegetais de folha verde escura.

– Zinco: precisamos de 8-11mg por dia. Dá pra encontrar nos grãos integrais, beterraba e nozes.

– Magnésio: precisamos de 320-420 mg por dia. As fontes são os cereais integrais, nozes, hortaliças e leguminosas.

– Fósforo: precisamos de 700mg por dia. Presente nas castanhas e em alguns vegetais.

Cada um deles previne diversos pepinos na nossa saúde, por isso é importante achar um jeito de incluir esses alimentos na sua rotina. 

Também é sobre os macronutrientes

Esses são famosos e não podem ficar de fora:

Carboidratos: ajudam a enviar energia pro nosso cérebro funcionar bem; o recomendado é que represente de 45% a 62% das calorias do dia

Proteínas: devem representar de 10% a 35% das calorias do dia; são responsáveis por formar os hormônios, enzimas e anticorpos

– Gorduras: famosas por serem as principais fontes de energia pro nosso corpo e devem representar de 25% a 35% das calorias no dia

Até aqui deu pra ter uma boa noção dos nutrientes que devemos ter todos os dias pra ter uma vida saudável. 

Agora, vamos deixar aqui quanto de cada alimento é legal incluir na dieta pra garantir uma boa saúde, assim você conseguirá fazer combinações e boas escolhas quando bater a fome.

Vegetais

 

3 a 5 porções

 

alface, espinafre, berinjela, abobrinha

 

Frutas

 

2 a 4 porções

 

maçã, banana, morango, manga

 

Cereais

 

3 a 5 porções

 

arroz, aveia, quinoa

 

Leguminosas e vegetais ricos em cálcio

 

2 a 3 porções

 

brócolis, couve, bebidas vegetais, feijões, derivados de soja

 

Castanhas e azeites

 

Comer com moderação

 

nozes, amêndoas, avocado

 

Pra ter uma ideia de quanto é 1 porção, você pode dar uma olhada a partir da página 47 do Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos

O que são os superfoods?

É comum a gente escutar o pessoal da área de nutrição e saúde falar no termo “superfoods”. O conceito envolve todos os alimentos que fazem mais do que só “matar a fome”. 

São alimentos que contém compostos ativos que ajudam a envelhecer com mais saúde, a perder peso, ou dar aquela força extra nos treinos. 

Bora ver alguns exemplos:

  • Açaí: carregado de antioxidantes 
  • Cacau em pó: rei dos flavonoides (ajudam a manter a pressão dentro da faixa considerada normal)
  • Chia: rica em ômega-3 (anti-inflamatório natural) 
  • Avocado: recheado de gorduras boas e muitas fibras 

Comida equilibrada e nutritiva todo dia, sem gastar tempo

Depois desse texto, deu pra entender que a saúde e a alimentação têm tudo a ver. Agora, ou você pode colocar a mão na massa e fazer um monte de combinações gostosas com os alimentos aí na sua casa, ou a gente pode te dar uma mão com essa parte! 

Nossas marmitas 100% vegetais são montadas pensando na sua nutrição, praticidade e sabor. Não tem aquele monte de aditivos que a gente vê embalagens e nem receitas mirabolantes. É o tipo de comida que você pode comer sem culpa, com sabor de casa.

A fome vem, você esquenta 8 minutos no micro-ondas e aproveita. Não sobra nem panela pra lavar. Clica aqui pra dar uma espiada no cardápio!