Todo negócio começa de um jeito único. Cada perrengue é único, cada vitória é única. E por aqui não foi diferente. Então, passa um cafezinho e vem conhecer um pouco da história da Beleaf.

O começo de tudo

Imagine três amigos na faculdade intrigados com o que estavam fazendo e o que iriam fazer da vida. Fernando trabalhava em uma empresa de logística, Fábio em um banco e o Jônatas com marketing digital.

Fábio, Jônatas e Fernando.

Apesar de estarem confortáveis financeiramente, tinha uma pedra no sapato deles: faltava uma pitada de propósito no que faziam.

Foi quando o Fernando viajou pros Estados Unidos e percebeu uma tendência. De uns anos pra cá, parece que todo mundo ficou mais ocupado. E quando você não tem tempo de cozinhar, o que você faz? Pede uma fast food cheia de gordura e ingredientes não tão saudáveis, mas que são práticas e resolvem a correria.

Mas lá nos EUA a preocupação com a alimentação começou a ganhar espaço. A galera queria comer melhor. E o negócio de comidas congeladas, preparadas de forma mais natural, começou a crescer por lá. Mas, no Brasil essa solução ainda não era muito explorada.

A sementinha foi plantada

Por que não trazer esse modelo de negócio pra cá? Fernando compartilhou a ideia com os outros dois amigos que viram potencial no empreendimento e foi batata: em 5 meses eles estruturaram um plano de negócios.

Desse plano, nasceu a VeganJá, a primeira empresa a entregar marmitas plant-based ultracongeladas no Brasil. Sim, a gente já teve outro nome! 😊

O ano era 2016

Quem vê close, não vê corre. Essa primeira versão da Beleaf, a VeganJá, operava na casa da Dona Beth, nossa primeira cozinheira. E apesar da cozinha estar funcionando, ainda faltavam muitos ajustes. Principalmente na entrega. O frete era caro pra chuchu.

Com a experiência que tinha em logística, Fernando conseguiu baratear a entrega pra galera.

OK… frete tudo certo e estávamos produzindo comida. Mas apesar de termos uma cozinheira de mão cheia, ainda faltava otimizar a produção.

Chegamos em 2017

Aqui a Cintia, que manja muito de produção, entrou pra mudar o jogo. Novos processos na cozinha foram criados e passamos a usar um ultra congelador (ufa!).

O ultra congelador faz, nada mais, nada menos que preservar os nutrientes, textura e sabor da comida que é preparada. Assim, quando você esquenta, tem a sensação de estar comendo algo que foi feito na hora. Bem comida de casa mesmo.

2018: nasce a Beleaf

Tudo tava caminhando bem. Surgia um problema, a gente resolvia e pulava pro próximo (e isso foi a única coisa que não mudou por aqui até hoje! Risos). Nesses 2 anos de vida a empresa tinha mudado de forma. Sabe quando a gente amadurece, troca o estilo da roupa ou corta o cabelo pra marcar a mudança de fase? Foi o que aconteceu com a VeganJá. Em 2018 mudamos o nome pra Beleaf, deixando tudo ainda mais com a nossa cara.

 

Neste ano também ganhamos um site com muito menos perrengue.

No ano de 2019 nós continuamos adotando melhorias, criamos um novo portfólio de produtos e construímos nossa câmara fria pra manter a temperatura da marmita ideal até sair pra entrega.

Em 2020 a gente saiu do nosso quadrado: começamos a bater na porta das pessoas de Campinas e do Rio de Janeiro.

Em 2021, começamos a tocar as campainhas em Belo Horizonte e Curitiba.

E agora estamos em 2022. Uau! A gente cresceu e passou por muita coisa nesses 6 anos de existência. E quando a gente cresce, muita roupa não cabe mais. A barra da calça fica curta, a camiseta fica apertada no braço… é essa a sensação. É aquele mesmo sentimento de 2018 dando as caras por aqui.

Por isso, a gente vai mudar. Tá na hora de deixar nosso livro de receitas na prateleira e começar a escrever um novo.

Nossos pratos estão passando por uma fase de renovação de receitas e nossa carinha vai ser outra muito em breve.

Afinal, tudo que é bom pode melhorar. E você merece o melhor.

Merece uma comida de verdade que te abraça cada vez mais, que te faz sentir menos culpa e menos pressão. Uma comida que te inspira a viver bem e que leva o equilíbrio da mesa pra vida: um pouco de bolo, um pouco de salada. Aquela pizza de sexta e batata doce na segunda feira. Sem peso na consciência, aproveitando cada mordida.

Esperamos de coração que você aproveite essa nova fase junto com a gente. Vai ser gostoso demais!