Para os veganos iniciantes, vegetarianos ou flexitarianos: tomar a decisão de reduzir ou parar de comer derivados animais já é um grande passo. E apesar de ser muito simples na teoria se alimentar de modo 100% vegetal, ainda somos seres com desejos e vontades.

Muita gente decide começar uma alimentação baseada em plantas gostando muito do sabor da carne, dos lácteos e de ovos. E você não precisa se culpar por sentir vontade de comer essas coisas durante o caminho. É mais do que normal!

E hoje você vai ver que pra tudo nessa vida tem um jeito.

Pros que decidiram tirar de vez os produtos de origem animal, como controlar essas vontades? E pra quem tá no caminho: como não passar vontade, mas também não fugir do seu objetivo?

“Virei vegana mas deu vontade de comer carne. E agora, José?”

Bora começar por quem decidiu parar de vez e bateu vontade de comer um produto animal.

Pare pra refletir um pouco sobre os motivos que te fizeram parar com o consumo de carnes, lácteos e ovos.

Você tá buscando nutrir seu corpo de uma forma mais consciente? Você parou porque sente empatia pelos animais? Parou porque uma alimentação baseada em plantas é mais sustentável pro nosso planeta? Ou todos esses motivos combinados?

Depois, pense se vale a pena você comer aquilo que te deu vontade. Se você comesse, sentiria culpa ou se sentiria bem?

A comida deve ser prazerosa e não deve trazer culpa nem antes, nem durante, nem depois. Se você perceber que, depois de matar o seu desejo, isso vai te fazer mais mal do que bem, talvez seja interessante você buscar outra alternativa ao invés de ceder à vontade.

Abstraia o seu pensamento, faça uma comida 100% vegetal que você gosta bastante, ou peça uma marmita da Beleaf pra acalmar as lombrigas do seu estômago.

Se controlar seus pensamentos não adiantar, você tem a opção de buscar um produto semelhante ao qual você está com vontade.

Hoje em dia, no mercado, tem diversas opções com sabor e textura de carne, várias bebidas vegetais que se aproximam do leite de vaca, doces como cheesecake e brownie veganos… a lista é longa!

Assim você consegue resolver a vontade daquele sabor específico e não sair do seu caminho 100% vegetal.

No nosso cardápio mesmo tem algumas opções nessa linha:

Almôndegas do Futuro™

Frango Vegetal Desfiado com Creme de Milho

“E eu que estou no caminho? Se deu vontade, posso comer?”

Nesse caso, planejamento é a palavra-chave. Na publicação anterior, a gente fez um guia prático pra quem tá no caminho 100% vegetal. Lá você vai encontrar algumas estratégias detalhadas sobre como reduzir os derivados animais no dia a dia.

Você pode se planejar pra tirar os produtos de origem animal em 1 refeição no dia, ou seguir a alimentação baseada em plantas dia sim, dia não. Também tem a opção de seguir a dieta plant-based nos dias úteis, e se liberar pra comer carne, leite e ovos no final de semana.

Planejando suas refeições, as chances de surgir uma vontade repentina reduz bastante, porque você sabe que vai poder comer o produto animal em algum momento.

Se a vontade bater de um jeito incontrolável no momento não planejado, nada te impede de buscar um produto no mercado com o sabor semelhante pra não fugir do objetivo, ou fazer alguma receita em que os temperos e ingredientes aproximem do sabor.

Sem culpa, sem pressão

O mais importante nessa história é não transformar as suas refeições em um momento de culpa, pressão e desapontamento.

Comer é uma das coisas mais prazerosas que existem. E tá tudo bem ter vontades, tá tudo bem se você só quer reduzir e não retirar totalmente os derivados animais. E tá tudo bem dar um passo pra trás quando necessário.

Afinal, é melhor ter muitas pessoas reduzindo a carne de forma imperfeita, do que poucas pessoas excluindo de forma perfeita.

O caminho não é fácil pra todo mundo e o meio do caminho não significa menos progresso.

Não esqueça que a gente tá aqui pra dar uma mão em qualquer etapa dessa trilha vegetal 😊