Como qualquer coisa vida, a reduzir ou retirar a carne também precisa de planejamento

Organizar sua alimentação é importante pra não faltar nutrientes no seu dia, pra otimizar as suas compras no mercado e também não precisar ficar pensando em cima da hora o que comer e ceder a “qualquer coisa que tem na geladeira”.

Por isso, hoje a gente trouxe algumas estratégias que você pode adotar nesse caminho, junto com algumas sugestões pra você se basear e ir variando suas refeições ao longo da semana.

Vamos nessa?

Estratégias pra reduzir os derivados animais 

  • Tirando os produtos animais em apenas 1 refeição no dia

Comece a refletir sobre o que você come no café da manhã, almoço e janta, e pense em qual desses momentos você se sente mais confortável pra deixar de lado a carne, ou o queijo, ou o leite… ou todos esses produtos.

Você também pode revezar as refeições durante a semana: de segunda, quarta e sexta, por exemplo, você pode reduzir a carne, tirar o leite, queijo e embutidos do seu café da manhã. De terça, você altera o almoço e, de quinta, altera o jantar. E assim você vai tocando o barco, sentindo o seu corpo, suas vontades… sem pressão!

planejar redução de carne

 

  • Dia sim, dia não

Uma estratégia interessante também é ir alternando os dias da semana. Por exemplo: de terça, quinta e sábado você consome derivados animais normalmente, e de segunda, quarta, sexta e domingo você pode optar pela alimentação baseada em plantas.

Opção é o que não falta pra deixar um dia inteiro plant-based bem saboroso! 

  • Não comer produtos animais em dias úteis

Nessa estratégia você pode reduzir a carne de segunda a sexta-feira, e aos finais de semana curtir aquele churrasco que você gosta, sem peso na consciência! 

O segredo aqui tá em não se culpar, não buscar a perfeição, mas sim o equilíbrio.

Tá tudo bem se, no dia que não era pra você comer carne, você acabar comendo. O caminho é imperfeito mesmo e cada um tem seu tempo. Não se cobre tanto!

O processo é pra ser leve, gostoso, e sem punição. 

reduzir a carne sem culpa

Você também pode mesclar as estratégias que a gente comentou acima. Por exemplo: adotar o “dia sim, dia não”, e no dia que seria pra você reduzir a carne, você escolher 2 refeições baseadas em plantas e 1 refeição com produto animal. 

Use a sua criatividade, crie uma rotina alimentar e tente encaixá-la da melhor maneira pra você. Ela deve ser equilibrada, possível de seguir e, principalmente, saborosa.

Bom, até aqui vimos que o importante é planejar e organizar o seu caminho plant-based. Agora, a gente vai pra parte que deixa a barriga roncando: falar de comida.

Vamos deixar aqui algumas sugestões do que escolher nas principais refeições do dia:

Café da manhã

– Pudim de chia, feito com leite vegetal. Dá pra adicionar cacau em pó ou nibs, além de colocar alguma fruta por cima (fitas de coco, manga, morango…)

pudim de chia

– Banana (ou outra fruta: maçã, mamão…) com pasta de amendoim, ou castanha de caju;

– Bebida vegetal com café;

– Mingau de aveia, feito com bebida vegetal. Dá pra colocar banana por cima, que fica delicioso;

– Vitamina de frutas: combine frutas e bata tudo no liquidificador; use banana, abacate, maçã, mamão, laranja, morango, manga… a criatividade aqui pra juntar os sabores é o que vale! O líquido pra bater pode ser água ou bebida vegetal;

– Pão integral com tofu mexido. O segredo do tofu aqui é deixar ele bem temperado pra ficar saboroso! 

Almoço e Jantar

Se você quiser botar a mão na massa pra essas refeições, a gente mostrou como montar uma marmita saudável e equilibrada nesta publicação, com bastante opção pra não enjoar. 

Mas, se você é do time que procura praticidade em tudo no dia a dia, a gente tá aqui pra dar uma mão com algumas opções muito gostosas!

Dá uma olhada:

Feijuca do Futuro™

Feita com feijão preto, linguiça vegetal da Fazenda Futuro™, chuchu e pedacinhos de tofu defumado que derretem na boca, acompanha couve refogada no alho e arroz branco. 

Strogonoff de Dois Cogumelos

Feito com shimeji preto e cogumelo paris, base cremosa de leite vegetal da A Tal da Castanha com molho de tomate, ketchup e um toque de conhaque. Acompanha arroz branco e brócolis refogado no alho.

Sobremesa

Um doce sempre vai bem, né?

Hoje na internet a gente encontra diversas receitas 100% vegetais pra fazer em casa. Mas uma bela salada de frutas as vezes cai muito bem depois das refeições. E se tiver laranja, ela ainda ajuda na absorção de alguns nutrientes presentes nos vegetais verde escuros, graças ao poder da vitamina C.

Aqui a gente também tem algumas sobremesas bem gostosas pra você provar, como a torta de mousse de chocolate sem açúcar, cheesecake de amora, e brownie de chocolate e nozes.

Você viu que opção é o que não falta, né? Se bateu a vontade de tentar, vai nessa! A gente tá aqui pra te dar uma mão sempre que precisar 😊