Shot da imunidade funciona? O que eu posso fazer pra deixar meu sistema imunológico no jeito?

shot imunidade

A gente já te adianta: não existe um shot ou alimento milagroso. É tudo uma questão de combinados!

Calma, já já tudo vai ficar mais claro na sua cabeça.

Se ajeita na cadeira e vem com a gene pra entender melhor como deixar sua imunidade nas alturas ✌️

O que é imunidade

Imunidade é como o nosso corpo se defende de agentes estranhos (doenças, infecções e companhias).

Esse mecanismo começa a ser desenvolvido desde que você tava lá no útero da sua genitora, e segue sendo construído na infância, adolescência e por aí vai.

Basicamente, seu organismo diariamente cria forças pra lutar contra esses agentes a partir do jeito que você cuida dele.

Então se você exagera no álcool, fuma, faz refeições pouco nutritivas, dorme mal e tem uma vida sedentária, seu corpo não desenvolve os mecanismos necessários pra te defender de doenças, gripes e afins.

É aí que começa a pipocar! 😬

Sintomas da baixa imunidade

Se você se identificou com os hábitos que a gente comentou ali em cima, você provavelmente vai se identificar com esses sintomas também:

– vive com gripe e resfriados

– vira e mexe aparece herpes e aftas na boca

– amigdalite sempre online

– em alguns casos, aparecem manchas na pele, as genitálias apresentam reação alérgica

Se isso é comum na sua rotina, tá na hora de tomar as rédeas desse corpo.

Como aumentar a imunidade

A gente já deu um spoiler lá no começo: não caia em papo de que tomando um shot matinal ou colocando cúrcuma no arroz você vai transformar a sua vida e encher seu corpo de saúde.

Claro, se você alimenta uma rotina saudável, essas práticas funcionam sim! Servem de complemento.

Mas funciona desse jeito: a imunidade é a consequência de um conjunto de hábitos.

Ah! E pode ser que você não tenha tido hábitos muito saudáveis na adolescência: comia muito macarrão instantâneo com aquele temperinho saboroso, tomava refrigerante em todas as refeições, exagerava no açúcar… mas não precisa esquentar a cabeça.

Não é tarde pra ajustar a defesa do seu corpo. Você pode começar a cuidar de si agora mesmo e dar um basta nesses sintomas frequentes de baixa imunidade.

Pra deixar seu organismo forte, você precisa:

– Regular o seu sono e ter um descanso de qualidade

– Deixar de lado o sedentarismo (encontre uma atividade física que você goste! Uma dica pra descobrir o que você curte é fazer algumas aulas experimentais de vários esportes. O que você mais se identificar, manda bala! 😉)

exercício imunidade

– Tomar sol (com proteção) pra regular sua vitamina D

– Controlar o estresse (tomar cuidado com o trabalho excessivo, ficar perto de pessoas legais e que você se sinta confortável, fazer terapia pra lidar com o estresse emocional)

– Escolher alimentos nutritivos na maioria das refeições da semana (inclusive de sábado e domingo! E tá tudo bem enfiar o pé na jaca de vez em quando, faz parte! Só não faça disso um hábito 😉)

E como aqui a gente gosta de dar a informação completa…

Sugestões pra você incluir na sua rotina no lugar das refeições pouco nutritivas:

– Capriche nas frutas! Elas cabem no lanche da manhã, lanche da tarde, ou até de sobremesa. A laranja, o limão, a acerola e o abacaxi são ótimas fontes de vitamina C, com muito potencial antioxidante.

– Inclua fontes de zinco no seu prato! Esse mineral é muito importante pra formação das células de defesa do seu corpo. Você o encontra no feijão, castanhas, lentilha e cereais integrais.

– Azeite de oliva, granola, linhaça e nozes são ótimas fontes de vitamina E, que possuem ação anti-inflamatória, vale encaixar nos seus lanches 😉

– Uma dose de vitamina A também cai bem! Ela tem ação antioxidante e tá presente na cenoura, mamão e abóbora.

Tudo isso pode não parecer tão fácil se você alimentou práticas contrárias a essas durante a sua vida toda.

Mas saiba você não tá sozinha(o). A gente tá aqui pra dar informação e te ajudar a incluir todos esses nutrientes que a gente comentou por meio das nossas refeições 100% vegetais.

A vida é um processo e cada um tá numa fase, mas querer melhorar já é um grande passo 😊

Dietas extremistas e imunidade

Esse tópico não podia ficar de fora, já que é muito comum vermos isso acontecer por aí.

Na sede de emagrecer, muita gente acaba seguindo dietas da moda, excluindo diversos grupos alimentares, vivendo só de líquidos, tirando carboidratos, dentre outras mais.

Acontece que essas atitudes tomadas sem orientação alguma, podem reduzir muito a quantidade de calorias ingeridas (muito menos do que você precisaria pro seu corpo funcionar bem).

Já dá pra imaginar o resultado, né? Pepino pra saúde. Imunidade lá em baixo 👎

Com pouca energia pra funcionar direito, o corpo não consegue segurar o forninho (eita, Giovana!) e entra em alerta vermelho.

Aí você começa a sentir cansaço, sono excessivo, falta de concentração, dores, gripa, resfria… tudo isso é sinal de que tem um dos pilares da imunidade caindo. Nesse caso, a alimentação.

Sabendo disso, não saia fazendo loucuras por aí. Aposte no básico: comida de verdade e com todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras).

Aos poucos você vai começar a sentir a diferença de ter adotado hábitos melhores.

Seu corpo fala e agradece de diversas maneiras. Uma delas é te protegendo contra microrganismos que mexem com a sua saúde <3

Esperamos que esse texto tenha te ajudado de alguma forma. E lembre-se: não é tarde! E conte com a gente.

Alimentação vegana

A alimentação vegana possui diversos benefícios no aumento da imunidade. O cardápio com grande variedade de vegetais que contribuem para o equilibrio de uma alimentação saudável é uma ótima opção para quem busca um estilo de vida melhor.
Confira nosso cardápio vegano aqui!.