Como e por que fazer uma horta em casa? É fácil? O que precisa pra começar?

Além de trazer um pouco aqui do que você pode ganhar fazendo uma horta em casa, a gente também trouxe algumas dicas da Maju da Beleaf, amante do cultivo de um matinho 💚

como fazer horta

Então se ajeita na cadeira e bora entrar nesse mundo verde junto com a gente.

4 motivos pra ter uma horta em casa

Se você é do time que tá afim de começar uma horta mas ainda falta aquele agente motivador pra começar, aqui vão algumas coisas que você ganha com essa prática:

  • Ajuda a economizar as idas e o dinheiro no mercado: com as hortaliças e verduras que você mais curte em casa, dificilmente vai precisar ficar indo toda semana atrás das suas plantinhas.
  • É mais sustentável: gera menos lixo e reduz o desperdício.
  • É terapêutico: não é papo de vó, mexer com a terra pode ajudar a desenvolver o bem-estar mental.
  • Decora a sua casa: além de ser extremamente útil pra sua alimentação, deixa sua casa ou apê um charme, mesmo que seja um espaço pequeno. A horta não precisa ser grande pra dar certo.

Resumindo: só vantagens, risos.

Agora que você já sabe alguns dos benefícios de ter esse espaço na sua moradia, bora pra prática?

Pega papel e caneta se você for do time old school, ou prepara o print, que lá vem dica da Maju!

Os primeiros passos 🌱

Eu decidi começar a minha horta com mudas, ao invés de sementes. Como não tenho grande experiência, achei que seria mais fácil.

Então, basicamente, eu encontrei algumas mudas em floriculturas, e supermercados (algumas até pedi pela internet!) e trouxe aqui pra casa.

Com elas em casa, a primeira coisa que fiz foi ver no Google as necessidades daquela planta específica. Em geral, a maioria funciona bem em lugares que têm sol pela manhã.

Coloquei toda a minha horta na área externa, perto da janela do meu quarto. E todas se adaptaram bem com essa luminosidade.

Como regar 💧

A rega varia muito pra cada espécie. Mas tem alguns truques que te ajudam a saber se a sua planta precisa de mais água:

– Olhar o aspecto das folhas. Se elas estiverem meio caidinhas, murchas, e moles, pode ser um sinal de que falta água.

– Colocar o dedo dentro da terra e sentir a umidade. Tá muito seca? Prepara o regador.

Como montar os vasos 🪴

Pra montar um vaso ideal pra sua planta, também é bacana checar as necessidades de cada espécie.

Mas, de novo, a maioria segue mais ou menos um padrão: boa camada de drenagem, terra rica em matéria orgânica, e cascalhos pra proteger a terra.

Pra camada de drenagem, eu basicamente coloco algumas pedrinhas de argila no fundo do vaso, e um pedaço da manta por cima.

Depois, coloco a terra, a mudinha e um pouco de húmus de minhoca. Dando o acabamento, eu coloco o cascalho polido por cima (além de proteger a terra, deixa bem bonitinho).

Por fim, depois de montado, dou aquela regada básica e fico admirando o meu trabalho (essa última parte é bem importante, então eu gasto bastante tempo nisso, risos).

Dicas úteis 📌

  • A principal causa do falecimento precoce de plantas é o excesso de rega. Por isso, é muito importante que você pesquise sobre a frequência ideal de rega da sua planta.

Quando estiver na dúvida se ela precisa mesmo de mais água, tenta juntar duas evidências: tanto olhar a folha, quanto sentir a terra. Isso porque alguns sinais podem confundir.

Te explico: a folha murcha, por exemplo, pode significar que a planta precisa de água, mas também pode significar que ela tá com excesso de água! Doido, né?

Mas se você sentir a terra, vai conseguir entender se ela precisa de mais, ou de menos.

  • O que aprendi com as espécies que tenho em casa.

De novo, todas eu deixo em um lugar que recebe algumas horas de sol pela manhã

– Hortelã: regar quase todo dia, checando a umidade da terra. Principalmente no verão, ela fica seca muito rápido, e essa planta gosta de um solo úmido.

– Ora pro-nóbis: quase não dá trabalho e não precisa de muita rega. Sempre fico de olho, mas como ela faz parte da família dos cactos, eu rego só uma vez a cada dez dias, e olhe lá!

– Manjericão: esse também gosta de um solo úmido. Por isso, rego dia sim, dia não. E dependendo da época, rego todo dia. Sempre checando a terra e as folhas.

Quando for colher, é importante cortar na base do raminho, antes do último par de folhas. Nada de ficar tirando folhinhas!

– Cebolinha e salsinha: rego dia sim, dia não. Mas fico bem atenta pra ver se a planta precisa de mais água. Elas parecem bem delicadas.

Pra colher, o ideal é cortar os ramos perto da base, e escolher os que ficam na parte mais externa do vaso.

– Peixinho da horta: o meu eu rego uma vez a cada 3 dias. E evito ao máximo molhar as folhas (elas ficam com um aspecto esquisitinho).

Eu sei, eu sei. Isso não altera muito a saúde da planta, mas a estética é importante pra mim, então evito.

Bom, essas foram algumas dicas de ouro pra você começar e manter seus matinhos vivos.

E aí? Bora preparar um cantinho pra cultivar as suas plantas?

Fica aqui também um canal do YouTube que pode te dar uma mão com esse começo: https://www.youtube.com/channel/UC-8Uff7i2h5qtIvjXJDJqYA

Até a próxima! 🙂

>> Já conhece o nosso cardápio 100% vegetal? Então corre e conheça nossas marmitas veganas aqui!
Pra fazer a sua primeira compra, você tem 30% OFF no pedido usando o cupom PROVAR30 ✌️