Qual a relação entre alimentos e ansiedade? Quais alimentos podem ajudar a dar um chega pra lá nos sintomas?

 

Hoje a gente vai conversar um pouco disso e descobrir como a alimentação pode te ajudar a driblar esse problema.

Os números preocupam

Um relatório da Pan American Health Organization de 2018 ajudou a mostrar o quão importante é a gente voltar a atenção pra saúde mental.

O documento abordou números de depressão, ansiedade, suicídio, bipolaridade, dentre outros distúrbios mentais em diversos países.

Hoje a gente vai falar isoladamente da ansiedade (apesar dos outros distúrbios serem tão importantes quanto esse).

O relatório mostra que a ansiedade é o segundo transtorno mental mais incapacitante na maioria dos países das Américas. E o Brasil tá mal na fita segundo os dados.

 

No mapa de transtorno de ansiedade, nosso país tá em primeiro lugar, com 7,5% da população atingida. Isso sem contar os diagnósticos oficiais. E sem considerar, também, os últimos 4 anos que se passaram desde o relatório.

E o que a alimentação tem a ver com tudo isso?

Absolutamente tudo. Tudo que a gente consome em nutrientes, vitaminas, minerais e até as fibras servem de insumo pro nosso cérebro funcionar bem 🧠

ansiedade e alimentos

Mas, assim como existem alimentos que podem dar um chega pra lá na ansiedade, outros podem agir na direção contrária, atrapalhando a produção de neurotransmissores: são os produtos refinados, com muito açúcar, com excesso de gordura e por aí vai.

Antes de começarmos a falar sobre os alimentos que podem te ajudar a controlar os sintomas da ansiedade, vale destacar aqui que o Ministério Beleaf adverte: nada (absolutamente nada) substitui uma ida à terapia ⚠️

Afinal, você só vai conseguir controlar essa situação com um grupo de hábitos e práticas. Não existe saída única e milagrosa. Mas o conjunto pode sim ajudar a prevenir as crises.

Então bora pra parte gostosa: falar de comida 😋

 5 alimentos que podem ajudar nos sintomas de ansiedade

  • Brócolis 🥦

Esse vegetal tá com tudo. Ele é rico em um componente mineral que ajuda a converter triptofano em serotonina. E a serotonina é o famoso “hormônio da felicidade”. Ela ajuda a regular o humor, sono, apetite… ou seja, bota brócolis nesse prato!

  • Banana 🍌

Ô fruta boa. Difícil encontrar alguém que não goste. E o melhor de tudo, é que além de ser gostosa, também ajuda na produção de serotonina (alô, felicidade!) pelo elevado teor de triptofano.

Além disso, a banana é rica em potássio, importante pra diversas funções do nosso corpo.

  • Feijão 🍲

É isso mesmo. O feijão nosso de cada dia é uma ótima fonte de selênio, que ajuda na redução do estresse. Sem contar as vitaminas do complexo B presentes nele, que também são super importantes pra saúde do nosso cérebro.

  • Cogumelos 🍄

Os cogumelos comestíveis possuem um aminoácido que protege as células e tecidos do nosso corpo contra danos relacionados à saúde mental. Dá-lhe shitake, shimeji, champignon, paris…

  • Couve 🥬

Rica em fibras, a couve pode ajudar a regular o nosso intestino. “Hãn? Couve, intestino, cérebro, qual a relação?”

Você já deve ter ouvido por aí que o nosso segundo cérebro é o intestino. Pois bem. A nossa microbiota intestinal influencia diretamente no humor.

Não é a toa que quando uma pessoa está de mau humor, é comum a gente ouvir: “nossa, fulana tá enfezada hoje.”.

O ponto aqui é: intestino regulado, humor nos trinques. Então bora correr atrás dessas fibras, cuidar do nosso intestino e de quebra, cuidar da nossa saúde mental.

E nossas marmitas veganas são cheias desses alimentos!

>> Plant-based: o que é e benefícios pra saúde

E pra fechar tudo isso: beba água!

A desidratação também atrapalha o bom funcionamento do seu corpo. Pra fibra ser útil, por exemplo, você precisa de água.

Se você faz parte do time que esquece de beber água durante o dia, você tem algumas opções:

– Carregar uma garrafinha pra onde for, sem guardar na bolsa ou esconder dos seus olhos, assim você bate o olho e lembra de tomar um gole e encher quando necessário.

| Essa alternativa depende da sua disciplina! Não adianta levar a garrafinha só de enfeite não, viu bonita(o)? 😏

– Hoje tem diversos aplicativos que você pode baixar e que te mandam notificações pra lembrar de tomar água.

| É chato ter o celular apitando o tempo todo? É! Mas essa notificação tem uma boa causa e pode te ajudar a criar o hábito na força do ódio, risos 😂

– Colocar o despertador de 1 em 1 hora pra você tomar um copo de água. Ou o tempo que você achar necessário de intervalo e que seja suficiente pra atingir sua ingestão mínima por dia.

Bom, por hoje é isso!

A ansiedade é um problema grave e que merece muita atenção. Não é “mimimi”. Cuide de você, do seu corpo e da sua mente e faça o que está ao seu alcance pra driblar as crises. A gente acredita em você 🙂