Há quem torça o nariz quando se fala em tofu. “Tofu é sem graça”, “tofu não tem gosto nenhum”. Mas o segredo tá na receita!

No geral, o tofu por si só é bem sem graça, mas quando você descobre o mundo da marinada e dos temperos, tudo isso muda. Vem com a gente!

O que é tofu, afinal?

Aquele bloco cor creme que você encontra geralmente nos supermercados imerso em um líquido, é o tofu. Feito a partir do leite de soja, tem um sabor suave e textura consistente.

Considerado o queijo vegano, o tofu é visto como uma fonte interessante de proteínas, tendo o valor superior ao próprio grão de soja, além de ser livre de colesterol (DANIELS, 2015).

Hora de botar a mão na massa

Agora que você já sabe de onde o tofu vem e que ele pode ser seu aliado no caminho da redução de carne e derivados animais, bora de receitinhas!

  • Tofu mexido

Aqui a aparência é de ovo mexido, mas o sabor? É você quem manda! Aqui vamos dar só uma ideia pra você se basear:

– pegue seu tofu e amasse o bloco com uma faca, garfo ou bata em um triturador (aqui seu tofu já vai ficar com cara de “mexido”

– coloque um pouco de azeite na frigideira e jogue o seu tofu pra refogar

– tempere com sal e pimenta do reino

– pra dar uma cor, você pode temperar com açafrão da terra, deixando amarelinho ou com páprica picante, pra ficar avermelhado

– finalize com um punhado de cheiro verde e voilà!

Essa é só uma sugestão de tempero, mas você pode colocar manjericão, orégano, colocar cebola e tomate na hora de refogar, enfim! Use a sua imaginação e o seu gosto pra brincar aqui.

  • Molho de tofu para massas

Sabe esse tofu mexido que acabamos de comentar? Antes de finalizar com o cheiro verde, você pode jogar um molho de tomate na panela. O resultado? Um molho delicioso pra usar em cima de um macarrão, nhoque ou lasanha.

  • Tofu grelhado

Pra grelhar o tofu, basta você cortar o bloco em fatias ou cubos, como você preferir. Depois, você coloca essas fatias em um refratário pra você temperar.

Imagem ilustrativa de tofu.

Faça combinações que te agradam com o que você tem pra usar! Vamos deixar aqui uma lista de temperos que você pode combinar:

– Alecrim

– Coentro

– Manjericão

– Manjerona

– Orégano

– Salsa

– Cúrcuma

– Curry

– Páprica (doce, picante ou defumada)

– Pimenta do Reino

– Açafrão

– Alho em pó

– Lemon pepper

– Cheiro verde

Vale lembrar que dá pra espremer um pouco de limão, ou colocar shoyu pra ajudar no tempero se você quiser.

Agora, aqueça uma panela, coloque azeite e as fatias de tofu. Quando começar a dourar a parte em contato com a panela, vire para grelhar os outros lados.

Pronto! Agora você tem um tofu em cubos ou fatias muito saborosos pra encaixar na sua refeição.

  • Patê de tofu

Que tal fazer um patê de tofu sabor azeitona?

A base é assim:

– amasse o seu tofu, como ensinamos no tofu mexido

– jogue no liquidificador e coloque pra bater com um pouco de sal, cebola, alho, 2 colheres de azeite e um pouquinho só de água pra ajudar a bater (não coloque muita, queremos uma pasta cremosa e não liquida).

Para o patê de azeitona:

– na sua pasta branca de base de tofu, jogue um punhado de azeitonas pretas e bata até você ver que a pasta está cremosa, roxa e sem pedaços grandes de azeitona.

Como as azeitonas são salgadas, recomendamos não adicionar o sal quando for preparar a pasta base de tofu. Depois de bater com as azeitonas, você pode experimentar e ajustar o sal se for necessário.

Agora, é só mandar pra dentro 😉

Se você pensa que acabou, lembre-se de uma coisa: tofu é pau pra toda obra! Dá pra inventar várias receitas com ele. Inclusive doces!

Os ingredientes:

– 500g de tofu

– 200ml de suco de maracujá integral

– Adoçante de stévia a gosto (ou açúcar demerara)

Como fazer: bater todos esses ingredientes no liquidificador, até alcançar uma aparência homogênea. Pronto!

Hoje na internet você também consegue encontrar diversas versões de tofu pra variar na cozinha: tofu frito, na airfryer, no forno…

Então chega de culpar o coitado do tofu por não ter sabor (risos). E se você não estiver com esse tempo todo pra preparar na sua casa, relaxa, que a gente tem vários pratos onde você pode provar um tofu bem saboroso:

BAIÃO DE DOIS – com pedacinhos de tofu defumado, que derretem na boca.

FEIJUCA DO FUTURO™ – feita com feijão preto, linguiça vegetal da Fazenda Futuro™, chuchu e pedacinhos de tofu defumado.

TOFU TIKKA MASALA – prato indiano, onde o tofu é o protagonista da vez!

Bora dar uma chance pra esse alimento tão interessante? 🙂

E lembre-se: comida vegana não é pra quem é assim ou assado. Se te deu vontade, prova!